CONSULTAS ONLINE E PRESENCIAL

CONSULTAS ONLINE E PRESENCIAL TELEMOVEL e WHATSAPP +351 91 991 8225

domingo, 24 de maio de 2009

Homossexualidade e Lesbianismo: quando pedir ajuda Psicológica?


A homossexualidade ou lesbianismo é uma atracção sexual e preferência por indivíduos do mesmo sexo.

De forma geral fala-se de lésbicas quando nos referimos a mulheres e homossexuais para homens.

No século VII A.C, a homossexualidade era conhecida através de Sapho (Primeira poetisa) habitante da ilha Lesbos na Grécia antiga.
Foi a partir dos poemas dedicados às jovens raparigas com quem ela vivia e iniciava na arte de cantar, escrever poemas e dançar que os poetas aos poucos foram tornando credíveis lendas de amores homossexuais. A palavra “ lésbica “ provém da ilha Lesbos.

Da Grécia antiga permaneceram muitas provas do amor entre pessoas do mesmo sexo, aliás o amor enaltecido na altura não era o amor entre homem e mulher mas sim entre pessoas do mesmo sexo. As numerosas pinturas de vasos, que representavam crianças e efebos praticando ginástica, possuem inscrições do tipo de "calos" que são outras tantas dedicatórias a "formosos rapazes".

A cidade Grega, mesmo evoluída, como a Atenas do século de Péricles, continua a ser um "clube de homens", "um meio masculino fechado" interdito ao outro sexo, no qual a dedicação apaixonada de um homem e de um adolescente de doze a dezoito anos pode ser fomentadora de nobres sentimentos de honra e coragem. O famoso "Batalhão Sagrado" de Tebas, no século IV, é um exemplo típico de bravura colectiva sustentada e cimentada por "amizades especiais".

Admitamos que o amor de Sócrates por Alcibíades se tenha mantido puro, aliás com grande despeito do jovem, mas como dirá Plutarco, " Se o amor dos rapazes renega a voluptuosidade, é porque tem vergonha e teme o castigo; como necessita de um pretexto honesto para se aproximar dos rapazes belos, começa por pôr em evidência a amizade e a virtude. Cobre-se de poeira no ginásio, toma banhos frios, ergue as sobrancelhas; cá fora, dá-se ares de filósofo e de sábio, por causa da lei; depois, à noite, quando tudo repousa, doce é a colheita na ausência do guarda".

Os séculos passaram e a homossexualidade passou a ser considerada como uma doença devido à ignorância e ao preconceito.

No século XX alguns países da Europa tais como a Inglaterra a França e a Alemanha legalizaram as relações homossexuais entre adultos.

A Associação Psiquiátrica Americana devido a pressões e a evidências científicas deixaram de a incluir no DSM como doença.

No entanto ser homossexual ainda traz problemas a quem se assume com essa identidade: perda de emprego, rejeição social, descriminações de vária ordem, ou até prisão como em alguns estados dos Estados Unidos.

A nossa cultura sempre perseguiu os homossexuais, criando tabus e tratando a orientação homossexual como doença, trazendo ao sujeito enormes preconceitos e conflitos internos pela pressão social exagerada.

Aceitar a homossexualidade de alguém numa família é sempre um momento de grande tensão e por vezes de rejeição.

Não raras vezes a pessoa é tolerada no seio da família mas para a sociedade continua a ser negada essa sua identidade.

Os companheiros/parceiros aparecem como amigos de faculdade, partilha de casa, colegas de emprego, mas nunca são apresentados como parceiros de vida.

Mas, felizmente nem todas as famílias reagem assim, aceitando essa escolha tal como aceitariam outra de natureza heterossexual.

Apesar das investigações indicarem a formação da identidade de género como algo que se forma na relação com as figuras significativas da vida da pessoa, temos que entender duma vez por todas é que o homossexual não é doente e não existe tratamento para a homossexualidade.

Sucede muitas vezes, também, é que a própria pessoa pensa que se aceita como homossexual mas quando testado em situações práticas reage de forma contrária, porque a sua identidade sexual não está definida.

E é importante relembrar que ter práticas homossexuais não quer dizer que a pessoa tenha essa identidade sexual definida.

Quando essa definição não está concretizada e isso causa sofrimento à pessoa então estamos a falar de doença. Mas estamos a falar de doença a um nível da emoção, do sentimento que tem a ver com indefinições e não com o acto em si.

São estes casos que procuram ajuda psicológica, os que não vivem bem com a sua orientação, ou que não sabem o que são, ou que não conseguem viver e lidar com o estigma social.

Se um psicólogo que atender um caso de homossexualidade no seu consultório disser que tem tratamento para a homossexualidade está a induzir em erro o paciente.

Não são raras as situações em que os pais de jovens confrontados com essas escolhas os obrigam a ir a consultas afim de “ tratar” esse problema.


A homossexualidade não é doença e não existe tratamento!

Não conseguir viver com esses desejos, reprimi-los, escondê-los, criar uma vida dupla ou negá-los para si próprio e para os outros é que já é considerado problema.

Aí, talvez o melhor seja mesmo procurar ajuda de um psicoterapeuta para o ajudar a perceber-se melhor e a lidar com esses sentimentos.

Uma sexualidade reprimida poderá levar a estados depressivos graves!

É nesta área que a psicoterapia pode ajudar: na ajuda ao paciente na definição da sua identidade sexual, saber lidar com a discriminação e preconceito social, ajudá-lo a enfrentar as tensões e conflitos familiares, no fundo a sentir-se bem com a sua orintação sexual, sem vergonha ou medo do exterior.

Se for este o seu caso e estiver em dificuldades , não hesite, contacte-me!

6 comentários:

  1. O seu artigo foi de bastante utilidade para mim. Assim como a maneira em vc expõem o fato de o homossexualismo nao ser doença, mas sim a falta de concretização na identidade sexual do indivíduo gerar problemas emocionais.

    ResponderEliminar
  2. a filha da vizinha e fizurada pela coleguinha da escola elas apenas tem 9 anos e essa menina nao vive sem a outra e normal ou pode ser lesbianismo infantil??

    ResponderEliminar
  3. Gostaria de parabeniza-la por um ato heróico e revolucionário, pois muitos tende a dizer que NÓS homo, bi,trans até mesmo as transex somos consideradas doentes, e neste artigo podemos visualizar claramente que esta concepção errônea. só veio se auto apresentar depois que uma certa religião pelos seus dogmas dizem ser doença. Infelizmente um templo religioso ao qual prega, paz, amor, união, ela mesmo faz criar pessoas homofóbicas, assassinos, entre outros. Mas creio em um Deus de amor que não me deseja este mau que o homem deseja um aos outros. obrigado minha querida pelo pequeno apreço pela familia GLBTS

    ResponderEliminar
  4. Nossa! Achei ótimo esse post. E olha que encontrei o seu blog super por acaso, na verdade, eu estava procurando blogs de lésbicas, porque tenho um e queria conhecer o de outras meninas. Aí, encontrei o seu, que me despertou curiosidade, embora não seja o que eu estava procurando. rsrs É bom ler textos assim numa época em que um projeto ridículo de "cura gay" foi aprovado.
    Não sei se ainda atualiza este blog e se vai ler a minha mensagem, mas caso veja, ficaria feliz se me visitasse também: www.lannadesafo.blogspot.com
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  5. Minha amiga se diz bissexual. mas ela tem treze anos, com treze provavelmente ela ainda vai mudar de opinião sobre diversas coisas, mtas vezes. Eu tenho quatorze, e tb sei q ainda vou mudar mto de pensamento e de opinião. Eu nunca cheguei a me considerar bissexual ou lésbica, nem minimamente. Mas tb ainda sou bvl, e comecei a namorar faz uma semana, sendo q ainda nn tive um encontro com o garoto e e acima de tudo somos mto amigos. Ou seja, tb nn explorei mto as coisas q poderia fazer. Estou meio q começando agora. E essa amiga minha bissexual é mto íntima. Uma das minhas melhores amigas mesmo. E ela está apaixonada por mim. Tb sinto vontade de experimentar, gosto bastante dela e até continuo achando legal qdo ela fica com ciúmes d qdo eu tenho contato com garotos e etc. Ela diz com frequência que quer me beijar. Eu também me peguei pensando nisso, mas nn sei dizer se por de fato atração ou por curiosidade, e tb nn sei se estou confundindo o "gostar" da nossa amizade e o "gostar" lésbico. Tb nunca me senti assim em relação a uma garota, mas tb devo dizer q nunca aconteceu isso d eu ter uma amiga q nn afirme veementemente o qto é nojento ser lésbica e o qto é hetero. Todas as minhas outras melhores amigas eram desse jeito. Essa é a primeira q é bissexual. Então nn tenho base nenhuma para tirar conclusões. Com sua experiência de psicóloga, oq lhe parece? Curiosidade ou atração? Oq vc acha q eu devia fazer para descobrir, ou mesmo como vc acha q eu deveria me comportar nessa situação? (p.s: como eu disse, gostaria de experimentar beijá-la, mas agora comecei a namorar, e tb acho q isso faria nossa amizade nunca mais ser a mesma dpois de termos contato físico....qto mais eu levar isso adiante, mais difícil será dizer pra ela dpois q eu só qro ser amiga dela) Pode me responder nesse e-mail? Ou me avisar nele se tiver respondido meu comentário aqi? E-mail: talita_beauregard@hotmail.com Grata ^^

    ResponderEliminar
  6. Eu nao consigo viver com meus desejos e ssentimentos. durante toda minha vida achei q era hetero, ate quando, aos 18 anos, vi q nao era. Daí em diante foi so sofrimento,nunca tive envolvimento nem sexual nem sentimental com outro cara e nem com meninas , uma infancia reprimida sexualmente e dificuldade pra expressar sentimento.Hoje,com 32 anos faço terapia em q fui diagnosticado com neurose obcessiva. O ano 2000 foi a primeita vez q procurei um pscologo mas sempre interrompia o tratamento porque eu sempre fui imediatista.Nesse momento to precisando de esclarecimento pq ta dificil de viver assim,sabe vc acha q ta demorando muito pra se livrar de toda uma confusao de pensamentos, sentimentos, desejos e comportamentos q so trazem sofrimento.

    ResponderEliminar

Programa Psicoterapêutico Especifico para Tratamento Perturbação Borderline e Risco suicidário em adolescentes e jovens adultos

  Este é um programa psicoterapêutico especifico para o tratamento de :  - Perturbação da Personalidade Borderline  - Comportamentos autoles...

Publicações mais lidas