CONSULTAS ONLINE E PRESENCIAL

CONSULTAS ONLINE E PRESENCIAL TELEMOVEL e WHATSAPP +351 91 991 8225

domingo, 31 de maio de 2009

ENURESE NOCTURNA (Quando o xixi na cama não pára...


O fazer chichi na cama tem um nome técnico: enurese nocturna.

O termo deriva a palavra grega “ fazer água”.

As crianças mais novas levam algum tempo até conseguirem controlar os esfíncteres de dia e cerca de um ano depois consegue fazê-lo de noite.

Esse controle ocorre aos dois, três anos de idade mas se for até aos cinco anos não é considerado problemático porque as crianças não se desenvolvem todas ao mesmo tempo, há diferenças entre elas.

É normal que as crianças molhem a cama de vez em quando, especialmente quando são mais novas.

Fazer chichi na cama uma vez ou outra não é considerado um problema.

A enurese só é vista como uma dificuldade a ser tratada quando a criança tem mais de cinco anos, faz chichi na cama duas ou mais vezes por semana durante pelo menos três meses.

A enurese pode ser causada por uma doença orgânica como espinha bífida, diabetes ou bexiga neurogênica: nesses casos, as escapadas de xixi são classificadas como incontinência urinária.

Porém, as causas da enurese nem sempre são fisiológicas mas sim psicológicas ao contrário do que a comunidade médica faz acreditar aos pais.

Factores como a ansiedade e o stress, dificuldades emocionais na criança estão na origem da enurese nocturna.

A incapacidade da criança conter a angustia faz com que não controle os esfíncteres deixando fluir de uma forma simbólica aquilo que não consegue conter.

Mães e pais ansiosos contribuem para a ansiedade dos filhos que pode levar à enurese mais tarde.

Muitas vezes também funciona como chamada de atenção para uma mãe pouco atenta, ou de retaliação para pais autoritários, críticos ou muito exigentes, para com os deveres e obrigações da criança, em que esta incapaz de gerir as emoções, à noite, altura em que está mais descontraído, acaba por libertar a sua angústia através do Xixi.

A forma como os pais reagem à situação é muito importante!
Muitos pais, como forma de tentarem corrigir a situação, através do castigo e da punição, ou da repreensão verbal, por vezes muito dura, aumentam ainda mais a ansiedade da criança, que leva ainda a mais descontrolo durante a noite!
Também não voltem a pôr fraldas, como uma solução prática para o problema, além de ser jovealtamente humilhante para a criança , adia o problema!
Já me chegaram ao consultório jovens com 15 anos a usar fraldas durante a noite porque foi a solução encontrada pelos pais para um menino que apresentava enurese desde sempre, o que foi traumático e humilhante para este jovem.

É fundamental que os pais percebam, que a enurese nocturna, caso não exista nenhum problema fisiológico, é sintomas de uma criança que não está bem emocionalmente, está em sofrimento e precisa de ajuda psicológica.
Não se trata de perguiça ou desleixo da criança.

As crianças, não conseguem por si só resolver este problema, precisam ser ajudadas em termos psicológicos!

Quando mais precoce for a intervenção, mais rápido e fácil o problema se resolverá.

O meu conselho é se até aos 6 anos a criança não consegue controlar os esfinteres nocurnos, dirija-se a um psicólogo e peça uma avaliação psicológica para ver o que se passa.

Grande parte dos problemas de enurese resolvem-se, com sucesso, com algum tempo de psicoterapia, levando ao bem-estar da criança e da família.

Se for este o caso do seu filho, não hesite! Contacte-me!

97 comentários:

  1. minha filha tem 10 anos de idade e faz xixi na cama ate hoje, todos os dias. levo no pediatra, mas eles me falam que é psicologico e nao pedem nenhum tipo de exame. nao levei ainda num psicologo, nao sei mais o que fazer

    ResponderEliminar
  2. TENHO 22 ANOS SOU CASADA E EM ALGUMAS VEZES FAÇO XIXI NA CAMA! ISSO É MUITO RUIM PRA MIM E PARA MEU MARIDO. A PRIMEIRA VEZ QUE FUI DORMI NA CASA DELE EU FIZ XIXI NA CAMA. EU SEMPRE TINHA MEDO DE DORMIR NA CASA DOS OUTROS POR ESSE PROBLEMA. NUNCA FUI NO MÉDICO POR ISSO. SERÁ QUE TENHO ESSA DOENÇA?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha filha tem 13 anos e sofre isso de XIXI NA CAMA, foi bom ler isso porque eu constrangia ela e o meu outro filho que tem 7 anos e ainda faz, vou leva-los imediatamente ao medico, porque é muito trágico até o que nos (pais) fazíamos com eles, e tem esse problema de não poder dormir na casa da colega. Obrigada pela ajuda!

      Eliminar
  3. Cara Leitora,

    a Enurese nocturna não acontece só às crianças, também ocorre, embora menos frequente em adultos.
    Não deve ter vergonha e esconder-se. Deve sim, procurar ajuda para resolver o problema. Em primeiro lugar deve procurar um urologista para despistar se exista algum problema fisiológico Como bexiga descaída, ou muito pequena entre outros. Se não houver nada de indicador nos exames deve procurar ajuda de um psicologo ou psicoterpeuta que a ajudara a resolver o problema. Pode contar comigo.
    Os meus cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. ola eu tenho 23 e sou casado e ainda faço, as vezes...minha mulher me compreende e me ajuda...mas a noite nao tem como antes de dormir eu tenho que colocar fralda se nao la se vai mais um dos 3 colchoes que ja foram...agora estou indo a um picicologo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  5. ja tenho 16 anos e ainda tenho o problema... tambem me falaram que era psicologico porque eu passei por muitas dificuldades na minha vida, com problemas com pai alcolatra, brigas em casa e etc...

    nao sei o que fazer... eu nao sei o que e durmir na casa de um amigo... nunca vou para lugar nenhum....


    =\

    ResponderEliminar
  6. Tenho 30 anos e sou casada e fiz xixi na cama esta noite. Há mais de 20 anos que isso não me acontece!! O que me levou a isso?

    ResponderEliminar
  7. Olá. Também ando tendo esse problema. Tenho 30 anos e desde a infância isso não acontecia mais. E agora, há quase dois anos, isso vêm ocorrendo embora em frequência não tão alta (aproximadamente 6 vezes em 2 anos).
    Já reparei que todas as vezes que isso aconteceu consumi álcool em maior quantidade que o normal, no entanto, no período da faculdade (quando esses momentos de exagero foram mais comuns)isso nunca me aconteceu. Acredito ser psicológico, mas como estou num momento sem convênio médico ainda não fui ao urologista e gostaria de saber se existem problemas mais sérios (fisiológicos) que podem estar ocasionando isso.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  8. oi,tbm tenho o mesmo problema ate hoje com 26 anos. para mim nao tem sido frequente mas desde o mes passado que venho fazendo xixi na cama.
    Nunca fui ao medico minha familia sabe e nada faz por isso,xto com receio de me juntar a alguem com medo da vergonha que vou passar

    ResponderEliminar
  9. Olá tenho 26 anos, e aconteceu comigo isso duas vezes, uma ves comprei um antibiotico pra tosse muito forte, tomei e fui dormir ae acordei no outro dia com a cama molhada de urina, isso acontece as vezes sim mas nao sei o porq abraços!!

    ResponderEliminar
  10. olá tenho 23 anos e desde de pequena faço xixi na cama ,até consigo fikar alguns dias sem fazer ,mas nunca paro totalmente,gostaria de saber o que devo fazer ,pois fico muito sem graça em ir pra casa de uma amiga ,viajar ,namorar ..Isso tem cura me ajude por favor ...

    ResponderEliminar
  11. Cara Leitora,

    a Enurese nocturna não acontece só às crianças, também ocorre, embora menos frequente em adultos.
    Não deve ter vergonha e esconder-se. Deve sim, procurar ajuda para resolver o problema. Em primeiro lugar deve procurar um urologista para despistar se exista algum problema fisiológico Como bexiga descaída, ou muito pequena entre outros. Se não houver nada de indicador nos exames deve procurar ajuda de um psicologo ou psicoterpeuta que a ajudara a resolver o problema. Sim, a Enurese é um problema psicológico mas que é tratavel através da psicologia!Pode contar comigo.
    Os meus cumprimentos

    ResponderEliminar
  12. Tenho 13 anos e faço xixi na cama quando vou ao sitio da minha vó com toda a família minha mãe e pai ficam contado e relembrando a todo mundo que eu faço xixi para me envergonhar e fazer eu parar, eles acham que eu faço de proposito e meu pai fala que eu sou um relaxado e sem vergonha e eu não sei oque fazer, toda vez que um amigo me chama para dormir na casa dele meu meu pai fala não por causa disso e todos meus primos sabem disso isso não é legal eu tenho vergonha de dormir em qualquer local perto deles.(31/12/2011, 23:10H)

    ResponderEliminar
  13. Olá, tenho 18 anos e ainda faço xixi na cama. Desde pequena isso acontece comigo. Nunca fui á um médico, tenho receio de piadas. Minha família as vezes rir de mim, principalmente meu irmão de 15 anos. Queria parar com esse problema, mas isso me deixa tão triste que não procuro ajuda. Não gosto quando meu irmão rir de mim, choro á noite, só Deus sabe o que passo. Ao ler á reportagem creio que tenho essa doença. Me ajudem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu entendo você, hoje por curiosidade procurei saber porque isso também está acontecendo comigo, descobri que é enurese e que precisamos procurar médicos, eu também não tenho coragem, acho tudo muito constrangedor. Li alguns depoimentos aqui de pessoas que usam fraldas, eu não uso, tenho o sono muito pesado e por muitas vezes procurei métodos que me fizessem despertar, como o alarme do telefone celular programado à noite para ir ao banheiro, me ajudou muito, talvez possa te ajudar também.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  14. Eu faço xixi na roupa,pois, tenho incontinencia por esforço. (quando eu dou risada, faço força ou tenho tosse).Desde os 17 anos comecei a usar fralda. Não me importo. Até gosto de usar por que nao passo mais vergonha na rua por ficar molhada. Também faço xixi na cama a noite. Comecei a fazer quando tinha 12 anos...Hoje estou com 22. Também uso fralda pra dormir e minhas amigas sabem. Algumas pessoas eu escondo, mas a maioria sabe que uso. Não me importo. Tem algum problema nisso?

    ResponderEliminar
  15. faço xixi na cama des dos 6 7 anos por ai hoje tenho 12 e uso fraldas descartaveis começei a usar com 10 anos e isso não e mais um problemafico de fralda o dia todo em casa

    ResponderEliminar
  16. Oi,tenho 16 anos e se rir muito faço xixi na roupa.Pode me explicar porque isso ocorre ?

    ResponderEliminar
  17. O meu filho tem 10 anos e anda fazendo xixi e coco nas calças.Levei ele no médico e ele não tinha nada,mas continuou fazendo,então ele voltou á usar fraldas.O que eu faço?

    ResponderEliminar
  18. bom tenho 16 anos e minha mãe briga muito comigppor q faço xixi na cama ñ sei como parar e tenho q lavar m roupas numca parei de fazer xixi mais algumas noites ñ faço!! e as vezes se torna um poucu mais frequente o q eu posso fazer???

    ResponderEliminar
  19. fiz xixi na cama três vezes este ano, apenas. mas me incomodou muito, foi constrangedor. embora não seja frequente, isso também pode ser considerado enurese?

    ResponderEliminar
  20. vou fazer 22 anos e tenho enurese desde os 14 anos, as vezes fico meses sem que isso aconteca,mas outras vezes,acontece mais de 3 vezes p mes..incomoda-me bastante porque tenho namorado e tenho muito receio que isso possa acontecer estando com ele.Me sinto bastante insegura em relacao a isso e ja tive acompanhamento Psicologico por conta disso,mas nao sei se por nao ter me empenhado o suficiente,mas ainda nao melhorou..
    mas desejo muita forca p todos que sofrem com o mesmo problema,com certeza que existe cura pra isso.

    ResponderEliminar
  21. Oii tenho 18anos e eu faço xixi na cama des de pequena, tem noites que eu não faço + as vezes fica frequente e eu não sei como parar, em 2013 eu vou casar + tenho muita vergonha disso e as vezes penso em desistir de casar por favor me ajuda..

    ResponderEliminar
  22. Eu tenho 31 anos,sou casada e desde cirança faço xixi na cama.Quando eu era pequena e fazia,aminha vó me fazia andar pela rua que morávamos com a trouxa de lençol mijada na cabeça para que eu me envergonhasse e não fizesse mais.Já a minha mãe me batia e contava para todos os vizinhos,o que me deixava ainda mais ansiosa para não mijar e traumatizada também.
    Hoje,continuo fazendo xixi,meu marido n gosta pq acorda todo molhado,mas em momento nenhum me critica ou coisa do tipo.
    Viajei com a turma da universidade e passei uma vergonha muito grande porque fiz xixi no meu colchão duas vezes....
    Evito dormir na casa de amigos e de familiares porque tenho medo de fazer xixi.
    Por favor me ajudem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é mais comum do que pode imaginar. Também tenho 31 anos e ainda acontece comigo, mesmo que com pouca frequência. Ano passado por exemplo aconteceu 3 vezes. Meu namorado sabe do problema e graças a Deus nunca me criticou por isso. Acho que ele entende, sabendo da minha história, que é psicológico. Você deve procurar um urologista para verificar se as causas são físicas, se não for recomendo um psicologo para acompanhamento ou um psiquiatra para tratamento com remédios, já que o psicologo não pode receitar. Abraços e boa sorte.

      Eliminar
  23. oi tenho 24sou casado e tem medo de ir viajar ou posar na casa de amigos , quando criaça ate os 15 anos erra muito frequente mais depois diminuiu muito so que as vezes ainda acontece em 5 anos já foram 5 vezes minha mulher fica muito xateada o que devo fazer?

    ResponderEliminar
  24. Olá, eu irei fazer 19 anos em março e ainda faço xixi na cama, quando eu era criança fazia com bastante frequencia, agora é mais ou menos 3 vezes em 1 ano. Eu não sei mais oque fazer, estou fazendo faculdade e me sinto constrangido com isso, é muito humilhante, eu nunca procurei ajuda medica pois tenho muita vergonha, tanto é que quando isso ocorre eu acordo imediatamente escondo minhas roupas e viro o colchão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  25. Eu vou fazer 18 anos e ainda faço xixi na cama, sempre passei muitas dificuldades em casa por causa dos meus pais em relação a isso,
    até hoje eles aindam flam, e sempre flam que a culpa é minha, e que devo parar de tomar qualquer tipo de líquido depois das 5h ..
    só que isso tbm nunca resolveu,
    depois de um bom tempo, quase 2 anos sem fazer, agora voltei a fazer xixi na cama de novo e com muita mais frequencia que antes,
    ja pensei em procurar um médico e ver isso porém meus pais insistem em flar que sou eu quem tenho preguiça de levantar a noite pra ir ao banheiro, e me sinto muito mal com isso pq eles nunca compreenderam

    ResponderEliminar
  26. Tenho 16 anos e ontem eu estava na rua com uns amigos e fiquei rindo muito ri tanto que acabei fazendo xixi no short fiquei escondendo até chegar em casa fui embora tão cedo que as pessoa me perguntaram por que eu fui logo pra casa fiquei triste com isso e fiz xixi na cama até aos 8 anos depois passou e acho que isso é de família por que meu pai fez xixi na cama até aos 1o anos e minha irmã tem 10 anos e faz xixi na cama até hoje

    ResponderEliminar
  27. ola pessoal!estamos juntos nessa, eu tenho 18 faco 19 em julho e tambem tenho esse problema, infelismente muitas pessoas acha que isso nao e uma doenca, e acaba achando que e culpa nossa fazer xixi na cama. quero me tratar disso, nao tenho vergonha de ir ao psicologo falar para ele, mas tenho medo de ir ao urologista e descobrir que tenho uma doenca grave, e fico pensando se e igual a um preventivo,porque tenho vergonha. kkk!

    ResponderEliminar
  28. Oi tenho 16 anos, ainda faço xixi na cama. As vezes eu passo uns dias sem fazer....já outras vezes faço todo dia.
    Minha mãe fez xixi na cama até os 15 anos...e meu vó até os 18.
    tenho dois irmãos um de 9 e um de 14....les também faziam mas tem um ano q eles so fazem as vezes...quase nunca.
    Tenho muita vergonha...pq naum posso dormir na casa de um amigo....e quando viajo é muito constrangedor
    o que eu faço??

    ResponderEliminar
  29. Eu tenho 15 e uso fraldas pq eu acho melhor fazer xixi na fralda do que na roupa e na cama, eu quero parar mas nao sei como, alguem pode me dizer como eu paro?

    ResponderEliminar
  30. sou casada tenho 25 anos e tenho dois filhos faço xixi quase todos os dias as vezes dou uma aliviada isso acontece péquena mais comecei a tomar remnedio faz pouco tempo mas nao adiantou muito minha filha de 5 anos ja tem o mesmo problema sera que é genetico....procuro nao tomar agua antes de dormir e faço xixi antres dedormir nao sei mais o que eu faço tenho vergonha de procurar um medico o que eu faço doutora?

    ResponderEliminar
  31. eu tenho 16 anos,em setembro faço 17 e ainda faço xixi na cama,e nao é só algumas vezes ate consigo fica dias sem fazer mais quando chega a epoca da menstruaçao eu faço xixi todos dias eu coloca despertador eu bebo menas agua eu faço tudo mais nao adianta e agora estamos no inverno eu tenho passado frio,alem de vergonha..me ajudem por favor to ficando louca com isso nao aguento mais minha mae tacando na cara,meus irmao todo mundo que sabe,minha mae ate ameaça contar para os outros..eu tenho muito medo nao aguento mais esse fedo de xixi...as vezes eu ate consigo acorda antes de fazer na cama mais sai escorrendo pro quarto todo ate chega no banheiro jah mijei no chao nao tenho controle oque eu faço?

    ResponderEliminar
  32. ola!tenho 28 anos e as vezes faco xixi na cama,sonhando q estou fazendo xixi no banheiro ou em algum outro lugar so sei q parece q estou acordada fazendo xixi na privada assim q termino de fazer o xixi a cama esta toda molhada.O q pode ser por favor me ajude.As vezes durante o dia eu nao consigo segurar o xixi e acabo molhando um pouco a roupa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vou te dizer algo por experiencia propria eu fiz varios exames e nada e o medico falou que meu caso era psicologico. tenho 24 anos e continuo a fazer

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  33. Ola pessoal sou karina tenho 23 anos sou casada tenho ate um filho…eu ja procurei ajudas de medicos desde meus 17 anos hj eu ja desisti de tentar ir contra o xixi na cama e conversando com meu marido resolvi aceitar isso!!!
    Hoje toda noite eu uso FRALDAS pra dormi é melhor do que vc acordar toda mijada o colchao fedendo e estragando serio mesmo foi a melhor soluçao para isso tudo se parar parou.
    È ate engrado mas um domingo desses eu acordei lavei a loça preparei o cafe, meu marido acordou e falou:amor vc ainda esta de fraldas..rsrs eu simplesmente nem lembrei que estava usando ainda pq pra mim ja se tornou algo normal.

    ResponderEliminar
  34. Realmente é horrível vc acordar e estar toda ensopada e fedendo eu tenho 19 anos e isso ainda acontece comigo e o pior é que isso parou aos 7 e voltou aos 14anos. Minha mãe ficou sem paciência comigo e me faz usar fraldas todas as noites no inicio eu achei um absurdo eu naquela idade usando fraldas mas depois eu acabei aceitando aquilo, só meus pais que sabem e 2 amigas que sabem e por sinal uma das minhas amigas tmb faz e tem 17…rsrs mundo pequeno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tenho 34 e tb uso fraldas, só que por prazer...

      Eliminar
  35. sou viciado em fraldas deste que tinha 11 anos e ate hoje uso
    mas uso por prazer não faco xixi ou so as vezes alguém pode me dizer como que eu posso larguar esse vicio sou casado e minha espoza não da nenhuma opinião so fala que e trauma de infância me ajudem por favor

    ResponderEliminar
  36. TENHO 25 ANOS E TB FAÇO,,,, PENSO EM IR AO MEDICO MAS TENHO VERGONHA

    ResponderEliminar
  37. Gente tenho 19 anos , e faço xixi na cama :'( e mt dificil pra miim , minha familia faz resenha de miim , vou viajar mes q vem passa 3 meses em salvador na casa do meu namorado , to cm mt medo de fazer xixi na cama veey , eu preciso ir mas to cm medo :'(

    ResponderEliminar
  38. Eu tmb faça. E horrível a minha família zomba d mim.o q eu faco

    ResponderEliminar
  39. Tenho 23 anos e sou casada, desde de pequena (infância) faço xixi na cama. Minha irmã mais velha fez até os 13 anos. Penso que seja psicológico pois um dia falei comigo mesma que não usaria mais fraldas que era ridículo (15 anos), fiquei um mês sem fazer, mas depois de um mês pensei que se fizesse algo que era errado voltaria a fazer xixi e voltei mesmo. Sensação ruim de incapacidade!

    ResponderEliminar
  40. tenho 16 anos efazo xixi alem da vergonha edo constragemento passo muito frio a noite quero parar eu não aguento mais as piadas da minha familia e amigos ninguem sabe como me sinto e ainda falam q e falta de vergonha na ninha cara.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão do frio arranja um ferro de passar roupa eu usava para apagar as marcas e a sua familia se sua mae e seu pai também faz piadas acho q não gostam muito de VC e da próxima vez chore pq quando a coisa fica seria ninguém brinca e se ainda sim rirem e melhor VC largar esses amigos pq parecem mais inimigos e resolve durmi na cama da sua mae ai ela resolve rapidin recomendo que não beaba nada 2 horas antes de dormi e sempre que acordar a noite VA mijar e se possível coloque o arlme para unas 4 horas apos dormi ajuda muito

      Eliminar
  41. Minha filha parou de fazer xixi bem novinha, uns dois anos, mas depois de dez anos voltou a fazer e está sendo cada vez mais frequente,ela está com 19 anos, não brigo com ela, procurei informação e encontrei essa página, não permito que os seus irmãos caçoem dela, eles tentam, nunca a levei ao médico, mas vou fazer isso, não tenham complexo,cada ser humano tem um tipo de problema, vamos procurar solução, se não tiver, o fraldão pode ser uma boa opção.O namorado dela soube e aceita numa boa, o melhor é contar pra não ter problema lá na frente, quem te ama te aceita do jeito que você é, com os problemas que você tem, abraços a todos, força e pé na tábua, a vida segue em frente, tem problemas bem piores.

    ResponderEliminar
  42. Tenho um filho com 21, anos tirei as fraldas dele quando ele tinha 2 aninhos e ele nunca fez xixi na cama.Ontem quando retornou de uma temporada na casa da vó dele ele fez xixi na cama.Fiquei preocupada.
    Porque isso aconteceu?Como devo lidar com ele nesse momento?

    ResponderEliminar
  43. Olá doutora, sou mulher e estou a um mês de fazer 18 anos e ainda faço xixi na cama, sabia que havia algumas pessoas mas não tantas como as que vi neste blogue. Deixei de urinar na cama já tarde e com cerca de 5 anos ainda urinava algumas vezes mas com pouca frequência, depois disso deixei de urinar na cama durante alguns anos, em Fevereiro de 2007, dois meses antes de fazer 11 anos, voltei a fazer xixi na cama, foi horrível. Tive tanta vergonha que nunca contei a ninguém até hoje, passaram-se 7 anos. Disse várias vezes aos meus pais que tinha um problema na bexiga, até fizemos várias análises mas nunca descobri que tivesse algo e os meus pais sempre deram a desculpa "Não bebes água", bem como os médicos, também nunca tive coragem para dizer que faço xixi na cama, seria uma vergonha. A minha mãe implica comigo por tudo, nem estou a fazer nada e começa aos gritos comigo, sempre foi assim, dantes eu dava-lhe resposta e era bruta, hoje já não lhe digo nada. Urino todas as noites desde essa idade, só houve uma unica noite em que urinei menos, tenho vergonha de contar a alguém com medo que gozem comigo, vivo neste sofrimento à anos, tento lavar a casa frequentemente para que ninguém note o cheiro do xixi.

    ResponderEliminar
  44. Olá pessoal, as vezes tem sido ridículo e bastante vergonhoso, eu tenho 20anos d idade e faço xixi na cama d vez em quando, eu não sei à quem m dirigir pra conversar com ele/a sobre isto. Sinto receio d q as pessoas saibam q eu ainda faço isto. M ajudem please...

    ResponderEliminar
  45. tenho 19 anos e ainda urino na cama o que faço?/ Não aguento mais...

    ResponderEliminar
  46. Ola , pessoal , tenho 36 anos, sou casado hoje aconteceu esse fato comigo , e´muito constrangedor ,vc acorda ao meio da noite e avisar a sua esposa que acabou de urina na cama que situação .... mim sinto que ainda estou molhado , não dormir a noite tda , e ficou sem graça ao olha p/ minha esposa . ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SEI MUITO BEM O QUE É ISSO EU PAÇO PELA MESMA SITUAÇAO. SOU CASADA E TENHO 27 ANOS

      Eliminar
    2. Olá Pessoal, tenho 38 anos também sou casado, e já fiz isso muitas vezes com minha esposa, também sinto muita vergonha, o que percebo que quando consigo relaxar não consigo controlar, e faço xixi na cama, acorda-la e falar que preciso virar o coxão ou colocar alguma coisa para secar o xixi é horível realmente me sinto constrangido, mas é nossa situação. Em minha familia, minha vó fazia isso, minha mãe também, agora tenho 2 filhos que também faz, um de 8 e outro de 13 tenho dó deles, isso é culpa nossa rss...o que tento fazer é ir ao banheiro sempre antes de dormir,e evitar tomar agua ou refrigerante a noite, outro detalhe mas por nada no mundo chupe Melancia a noite, com certeza vc vai fazer xixi na cama. Acredito que seja uma soma de tudo, bexiga pequena, não ir ao banheiro quando te dar vontade e vc atrapalha o funcionamento da bexiga e claro muitas vezes está ligado ao nosso emocional, estou fazendo Faculdade de Psicologia e tudo isso afeta fisiologicamente sim.

      Eliminar
  47. Tenho 15,comecei a parar quando conheci uma garota, eu tinha 13, to com ela ate hoje, eu tenho muitos amigos, sofri bullying ate os 9 por ai, mas na escola nunca e sim com amigos do bairro ainda faço as vezes quando brigo com meu pai ou ele me bate, mas as fazes não sei o porque faço,Dos 13 pra ca já conseguir ate ficar 4 meses sem isso,mas depois dos quatro meses parado eu tenho feito de 1 à 2 vezes por semana, espero que isso passe, esse é meu único segredo em relação a ela. A gente se ama, espero que um dia eu consiga falar com ela esse problema

    ResponderEliminar
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  49. ola tenho 27 anos sou casada mae de um filho de 03 anos e nunca deixei de fazer xixi na cama. ja fui ao medico fizeram exame nos rins e bexiga e não constataram nada outra medica passou remédios para incontinência mas de nada adiantou. e eu não sei mas o q fazer!!! fico muito triste toda vez que acontece e começo a chorar de raiva e tristeza por isso estar acontecendo comigo a essa altura do campeonato. ACREDITEM MEU FILHO DE 3 ANOS PAROU DE USAR FRALDAS COM 2 , ELE DORME A NOITE TODA SEM FRALDAS E SO FAZ XIXI QUANDO ACORDA. EU que sou a mae ainda molho o colchão isso é muito CONSTRAGEDORR.. ME AJUDEM...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso não te limita como ser humano. Por favor, não se puna por algo que não seja culpada!
      Recomendo que procure um Urologista e também um psicólogo. Sofro do mesmo problema querida, e acredite em mim, o mais difícil é dar o primeiro passo
      Lhe desejo muita sorte, grande abraço,

      Eliminar
  50. Olá. Estou com 21 anos, nunca fui há um médico para falar sobre isso (nunca me senti confortável, também) e acredito sofrer desse mal.

    Hoje em dia a frequência é bem menor, consigo ficar meses sem urinar na cama, e me parece que nos dias frios a frequência é maior. Até os 16 anos era quase lei: Todas as semanas, pelo menos 3 vezes eu mijava na cama. Desde os 17, no entanto, essa constância tem diminuído, mas todo ano deve ocorrer pelo menos umas dez vezes (em geral, nos períodos frios do ano).

    Essa semana isso já me ocorreram 3 vezes (quarta, sábado e hoje - domingo). Tem sido um clima muito frio. Me sinto constrangido, pois moro com irmã, cunhado, sobrinho e minha casa é bastante pequena e movimentada; meu quarto nem tem porta e mesmo com os cuidados no colchão, remoção de lençol costuma ficar um mal cheiro, etc, etc, etc...

    Me vejo com vários dos fatores que possam colaborar para a doença, mas não tenho certeza se as razões são justificadas pelo "grau" em que tudo acontece. Nunca procurei um psicólogo, também.

    Houve um tempo que minha mãe (quando morávamos juntos, hoje ela é nossa vizinha) me submeteu à usar fraldas, passei algum tempo, até que os pacotes que ela comprou havia terminado e eu a falei que não usaria mais, que não comprasse - chegou a ter uma relativa discussão, fui "zoado" no processo, principalmente por meus irmãos, mas acabei vencendo a causa e desde então não uso mais fraldas.

    Tenho receio ao dormir fora de casa. Já aconteceu, no entanto, de eu "ousar" e acontecer, bem como não acontecer. A maioria de meus amigos próximos sabem que eu faço xixi na cama, e a maioria não liga mais tanto, porém sempre tem alguns que ficam me zoando por isso - como tem sido nessa semana, e ontem me vi exposto publicamente, o que me enervou uma fúria que preferi conter (eu realmente me vi na necessidade de agredir fisicamente meu colega que me expôs, mas me contive).

    Tem sido difícil, para mim. Achei este "lugar" (blog ?) aqui por hoje decidi fazer uma busca para ver se encontrava pessoas com problemas similares e se há medicamentos para prevenir o xixi, mas percebo que a principal solução é um tratamento.

    Recentemente iniciei um namoro, a minha namorada ainda não sabe que tenho este problema... Por hoje ter se repetido pela terceira vez nessa semana, eu decidi que devo contá-la logo, para não haver surpresas indesejadas - e daí ver a reação dela... Espero que não terminemos por isso...

    Bem, faço desse comentário mais um desabafo do que qualquer outra coisa. Achei a página bem interessante, agradeço em nome de todos por esses esclarecimentos. Desejo recuperação à todos que sofrem com este problema [...]. Ninguém merece essa mazela.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  51. Confesso que fiquei comovida com alguns depoimentos, principalmente com o acima. Ha muita identificação nos casos, e tenho certeza que não só de minha parte... a insegurança, a exposição, a humilhação.
    Tenho uma atitude meio agressiva em relação aos meus pais, intimamente os culpo muito por não terem tomado alguma atitude. Fui ridicularizada ao longo dos anos, uma lembrança que as vezes machuca, como sei que com certeza a maioria também foi
    Acabo de completar 22 anos e me vejo em meios de enfrentar essa situação. Não faço xixi na cama todos os dias, me policio muito em relação a ingestão de líquidos, mas nem sempre funciona
    Uso um protetor impermeável em meu colchão, pois realmente o odor é muito forte, e chega uma hora que não tem mais como remediar, só troca-lo
    Recentemente fiz uma viagem com uma colega, confesso que foi o meu maior calvário... por a cabeça no travesseiro e não conseguir descansar. Usei durante 8 dias uma roupa íntima para incontinência, mais discreta que fralda e tudo deu certo, só ocorreu um acidente nesse período de tempo
    Hoje tento reunir coragem para procurar ajuda, algo a longo prazo. Só quem sofre dessa doença sabe como nos privamos e nos limitamos... e como nos sentimos ao ter que lidar com isso
    Fico muito feliz em ter encontrado esse espaço, pois não consigo me abrir com ninguém sobre isso... o ser humano julga, humilha e ridiculariza e eu não tenho condições de lidar com algo assim
    Desejo sorte a todos os amigos que sofrem desse mesmo mal e espero que possam se abrir e que encontrem uma saída

    ResponderEliminar
  52. Oi me ajuda por favor😢
    Tenho 19 anos e ainda faço xixi na cama .
    Não se como evitar mais isso acontece todos os dias, meus irmãos mais novos ficam zoando de mim e eu fico cada vez mais envergonhada com isso. Já coloquei celular pra despertar mas n adiantou. Agora to namorando algum tempo e meu namorado só fala em casar mas eu sei o que dizer pra ele. Tenho mto medo da reação dele...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  53. Oi me ajuda por favor😢
    Tenho 19 anos e ainda faço xixi na cama .
    Não se como evitar mais isso acontece todos os dias, meus irmãos mais novos ficam zoando de mim e eu fico cada vez mais envergonhada com isso. Já coloquei celular pra despertar mas n adiantou. Agora to namorando algum tempo e meu namorado só fala em casar mas eu sei o que dizer pra ele. Tenho mto medo da reação dele...

    ResponderEliminar
  54. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  55. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  56. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  57. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  58. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  59. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  60. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  61. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  62. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  63. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  64. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  65. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  66. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  67. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  68. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  69. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  70. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  71. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  72. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  73. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  74. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  75. Meu nome é Priscila e tenho 23 anos, achei esse site super interessante, maitas pessoas com o mesmo problema que eu.
    Eu sempre fiz xixi na cama e fiz vários exames terapias, mas nada funcionou quando tinha 14 anos teve um dia que fui na farmácia comprar absorvente e vi aquelas roupas intimas descartáveis e acabei resolvendo comprar, e pra minha surpresa eu solucionei meu problema a noite pois não acordei molhada dormi bem. Hoje eu uso confortávelmente todos dias

    ResponderEliminar
  76. Boa noite,tenho 30 anos de idade eu estava na casa do meu namorado passando o final de semana. E durante a noite eu sonhei que estava no quarto de banho e que estava fazendo xixi, mas eu estava no sono tão profundo que não senti absolutamente nada. Depois de tudo feito quando desperto e percebi que a cama estava toda encharcada de xixi.... Eu entrei em um desespero total sem saber o que fazer, levantei da cama fui me lavar e levei uma toalha de banho coloquei na cama para absorver o xixi. E fiquei meu Deus como isso foi acontecer porque nunca tinha me acontecido isto antes, fiquei pensando como contar ao meu namorado? �� Ele quando desperta sente tudo molhado e me pergunta o que tinha acontecido o que era aquilo eu estava em pânico sem saber o que lhe responder. Eu só pedi a ele que trocassemos os lençóis, e trocamos ele ficou a me olhar estranho e a dizer que não estava a entender o que realmente se passou aí. No dia seguinte eu estava tão envergonhada que eu só queria ir a minha casa, ele ficou o domingo todo sem me ligar, eu estava também muito envergonhada com o que havia acontecido. E hoje segunda feira ele conversou comigo e me disse que queria conversar comigo que é para eu lhe explicar o que aconteceu no sábado a noite. Eu acho que ele já sabe que eu fiz xixi mas quer ouvir da minha boca. Pior que ele estes dias está meio frio comigo. Eu estou com tanto medo da reacção dele e também tão envergonhadoa que não sei o que fazer. Isso nunca me aconteceu.

    ResponderEliminar
  77. Eu não conseguia acreditar que algum dia voltaria a me unir ao meu marido. Fiquei tão traumatizada por ficar sozinha com ninguém para ficar ao meu lado e ficar comigo, mas tive a mesma sorte um dia de conhecer um poderoso lançador de feitiços. Dr. Azaka, depois de contar a ele sobre minha situação, ele fez tudo o que era humanamente possível para ver que meu amante voltasse para mim. De fato, depois de lançar o feitiço, meu marido voltou para mim menos de 24 horas, meu marido voltou implorando para que ele nunca fosse embora me de novo, 1 meses depois ficamos noivos e nos casamos, se você está passando pela mesma situação basta contatá-lo via: Azakaspelltemple4@gmail.com // whatsapp: + 1 ( 3 1 5 ) 3 1 6 - 1 5 2 1 muito obrigado senhor por restaurar meu ex- amante

    ResponderEliminar
  78. Eu não podia acreditar que eu voltaria a me reunir com meu marido, eu estava tão traumatizada por ficar sozinha sem ninguém para ficar comigo e para estar comigo, mas eu tive muita sorte um dia em encontrar este poderoso lançador de feitiços Dr. Azaka depois de contar a ele sobre minha situação ele fez todo o humanamente possível para que meu amante voltasse para mim, na verdade depois de lançar o feitiço meu marido voltou para mim em menos de 24 horas, meu marido voltou me implorando para nunca mais ir embora eu de novo, 1 meses depois ficamos noivos e nos casamos, se você está passando pela mesma situação é só entrar em contato com ele via: Azakaspelltemple4@gmail.com whatsapp: + 1 ( 3 1 5 ) 3 1 6 - 1 5 2 1 muito obrigado senhor por restaurar meu ex-amor

    ResponderEliminar

Programa Psicoterapêutico Especifico para Tratamento Perturbação Borderline e Risco suicidário em adolescentes e jovens adultos

  Este é um programa psicoterapêutico especifico para o tratamento de :  - Perturbação da Personalidade Borderline  - Comportamentos autoles...

Publicações mais lidas